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 Sobre o jogo!

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MensagemAssunto: Sobre o jogo!   Seg Ago 15, 2011 5:02 am

Counter-Strike (também abreviado por CS) é
um popular[1] jogo de computador, mais
especificamente um "mod" de Half-Life para
jogos online. É um jogo de tiro em primeira
pessoa baseado em rodadas no qual equipes de
contra-terroristas e terroristas combatem-se até a
vitória. É acessível através do Steam. O jogo
inicialmente era para ser um mod para o Unreal
Tournament, mas a Valve Software viu uma
oportunidade no jogo e comprou-o.
O Counter-Strike foi um dos responsáveis pela
massificação dosjogos por rede no início do
século, sendo considerado o grande responsável
pela popularização dasLAN houses no mundo. O
jogo é considerado um "desporto electrónico".
Muitas pessoas levam-no a sério e recebem
ordenados fixos, existem mesmo clãs
profissionais, e que são patrocinados por grandes
empresas como aIntel e a NVIDIA.
Pelo mundo existem ligas profissionais onde o
Counter-Strike está presente, como o caso da CPL
(que encerrou suas atividades em 2008), ESWC,
[2] ESL,[3] WCG[4] e WEG.[5] No caso da ESWC
funciona da seguinte forma: cada país tem as
suas qualificações no qual qualquer clã pode ir a
uma qualificação em umalan house em qualquer
parte do mesmo país, passando depois às
melhores equipes, as melhores equipes de cada
país encontram-se depois no complexo da
ESWC, localizado emParis, para disputar o lugar
da melhor equipe do mundo de Counter-Strike.
Com a chegada da sequência de Half-Life, Half-Life
2, o Counter-Strike ganhou uma versão com
gráficos mais actualizados chamada de Counter-
Strike: Source,[6] também acessível pelo Steam.
Apesar de contar com gráficos mais bem
elaborados e correção de erros, essa versão não
é oficialmente utilizada nas maiores ligas
competitivas principalmente devido a menor
divulgação dessa versão e de inúmeras
inovações consideradas negativas com relação ao
ritmo de jogo, que nessa nova versão é
sensivelmente mais lento do que nas
antecedentes.
Em 2008, o público descobre que está sendo
desenvolvida uma nova versão do jogo,
denominada:Counter Strike Online. Esta, por sua
vez, é um melhoramento de Counter Strike
Condition Zero, apresentando novas armas e
mapas. Porém, está sendo elaborado por outra
empesa: aNexon, e será focada no mercado
asiático, pois apresenta como modos de jogador,
tropas de elite asiáticas.
Bots
O Counter-Strike permite o uso de bots, que são
jogadores controlados pelo computador dotados
deinteligência artificial, capazes inclusive de
trabalhar em equipe e julgar os melhores
equipamentos para determinadas situações do
jogo, e as táticas. É um recurso útil para jogar
sem estar conectado àInternet ou para treinar
habilidades específicas, que são configuráveis em
tais jogadores. Há quatro níveis de robôs: fácil,
médio (normal), difícil e muito difícil
(profissional). Dando para controlar o modo de
jogo desses bots. Pode-se baixar o bot oficial
entrando em sites sobre o jogo,pode nao
funcionar no Steam,ferramenta para jogar o
Counter-Strike original.
No Brasil
Counter-Strike iniciou no Brasil por iniciativa de
dois servidores de jogos, Elogica e Unigames,
inicialmente, o jogo pouco conhecido, um MOD
do Half-Life, atraia poucos entusiastas que
entravam nos servers desses dois provedores e
aguardavam a entrada de outros jogadores, isso
na versão Beta 1 do jogo. Aos poucos o game
começou a atrair jogadores do Quake e outros
jogos. No Beta 5 do mod já era o jogo online
mais jogado no Brasil.
Cultura do jogo
Trapaças (Cheats)
O uso de trapaças no jogo sempre foi
amplamente criticado pelos jogadores. É recurso
quase tão antigo quanto o próprio jogo, e é feito
através de programas especiais ou através da
console do jogo, que modificam configurações
do motor gráfico utilizado,GoldSrc. Algumas
trapaças comuns incluem visão através de
paredes , aumento da velocidade do jogador e
mira automática .
A visão através de parede e outros objetos
permite que um jogador veja outro escondido ou
em outro ambiente. Isto garante a ele vantagem
ao saber a localização do inimigo, permitindo que
mire antecipadamente. Isto é feito alterando o
motor gráfico do jogo para que os objetos
sólidos sejam mostrados de forma semi-
transparente.
A mira automática permite que um jogador mire
automaticamente no seu oponente quando
presente, geralmente em sua cabeça, o que
aumenta as chances de eliminá-lo. Os programas
mais modernos para essa trapaça lêem dados
temporários naRAM que armazenam
informações sobre a posição dos jogadores. Se o
programa identifica que o oponente está na tela
do jogador em uma distância razoável, ele
automaticamente altera a posição do jogador
para mirar no local desejado. Algumas variações
dessa trapaça também atiram automaticamente.
Como o tempo de reação de um computador é
muito menor que de um humano, o uso dessa
trapaça torna o jogador quase invencível. Seu
uso é facilmente reconhecível por outros
jogadores já que o utilizador sempre irá acertar a
cabeça dos oponentes, mesmo que não
desejem. Outra variante dessa trapaça
simplesmente atira automaticamente quando o
inimigo está na mira do jogador.
As trapaças mais actuais contêm protecções de
antikick, ou seja, impossibilita a desconexão do
servidor do jogador através de votos dos
jogadores da mesma equipe. Permitem também
alteração dos céus dos mapas(cenários de jogo),
extra-sangue (cada bala que se acerte no
oponente, num ponto fraco, sai o dobro do
sangue), enfim de certos gráficos do jogo.
Há também a implantação de novos radares com
as trapaças, onde aparecem os elementos de
todas as equipes, terrorista e contra-terrorista,
distinguido através de cores (vermelho: Terrorista
e Azul: Contra-Terrorista).
Outros tipos de trapaça incluem o famoso "telar"
no qual o jogador olha outro computador ao lado
do que ele está jogando, sabendo posição dos
inimigos, bastante comum em lan houses.[1]
Usos de programas VoIP para avisar algum
companheiro vivo, ou até mesmo utilização do
próprio sistema de friends que a steam
proporciona. Alguns servidores utilizam a
possibilidade do espectador poder ver todo o
jogo depois de morto, o que possibilita esse tipo
de trapaça. normalmente esse tipo de atitude
pode ser confundida com visão através das
paredes , alguns servidores punem esse tipo de
atitude com ban permanente.
Para tornar o jogo mais justo, a Valve lançou o
programa VAC (Valve Anti-Cheat),[7] que desde
sua segunda versão já está habilitado na maioria
dosservidores. Quando os jogadores trapaceiam
em servidores dotados de VAC 2 correm o risco
de serem banidos permanentemente de todos os
servidores que utilizam a tecnologia, seja no
Counter-Strike ou não. A primeira versão do VAC
bane o utilizador por um ano, sendo que até
setembro de 2003 o tempo de banimento era de
cinco anos. O atual sistema de detecção
chamada-se VAC 2, e bane os infratores
permanentemente.
Há um sistema paralelo ao VAC 2, o SteamBans,
[8] que já reúne algumas comunidades de
Counter-Strike e servidores privados. Não tem a
mesma quantidade de utilizadores que a da
própria Valve, mas está a crescer a olhos vistos.
Este sistema consiste na exclusão pelo método da
Steam_ID (identificação alfanuméricaúnica em
cada conta), ou seja, ao conectar a um servidor
com este tipo de protecção, o jogador entra e a
sua Steam_ID é automaticamente comparada
com abase de dados de utilizadores banidos, e
se houver um resultado positivo, decorre a
desconexão do jogador do servidor protegido
pelo sistema.
Linguagem
A cultura dos jogadores de CS fomentou várias
gírias e termos próprios para situações do jogo.
Entre os acrônimos e abreviações mais famosos
incluem-se os dois times distintos do jogo: TR,
abreviação para terrorista, e CT, abreviação para
contra-terrorista. Outras abreviações referem-se
a situações comuns do jogo. Por exemplo, as
disputas individuais entre dois jogadores
chamam-se X1. Já TK é o Team Killer, jogador
que mata outro do mesmo time. HS é o
acrônimo para Head Shot, tiro na cabeça. Além
de TK, outra gíria negativa a um jogador é
"travar", que significa bloquear a passagem de
um jogador do mesmo time, outras gírias de
outros jogos também foi incorporada no
Counter-Strike, como "Noob" derivado de Newbie
do inglês novato, no jogo tem a inteção de
chamar o player de lento ou lerdo Em mapas
com prefixo "de_" a missão dos terroristas é
armar e detonar uma bomba, enquanto os
contra-terroristas devem evitar que isso ocorra.
Armar a bomba é frequentemente chamado
plantar a bomba, e deve ser feito em um de dois
locais específicos do mapa do jogo, chamados B1
e B2. Após armada, a bomba entra em contagem
regressiva para a explosão. Há também o
neologismo "defusar" (do inglêsdefuse), que
significa desarmar a bomba já armada.
Outros neologismos do jogo incluem "noob",
jogador que irrita os demais participantes com
ofensas, cometendo fogo amigo propositalmente
e outras coisas, há também o "newbie", jogador
novato e inexperiente; "rushar" (derush), seguir
com vigor para o objetivo da fase, como plantar
a bomba ou salvar os reféns; "single", quando
um jogador mata o adversário com somente um
tiro; "ammo" (abreviação deammunition),
munição; "sniper" (do inglês), jogador que exerce
a função de atirador especial; "xiter" (de cheater),
é quem usa algum tipo de trapaça (explicadas
acima); "kickar" (dekick), expulsar um jogador do
servidor; "camper", jogador que fica escondido,
para matar sem que se perceba sua presença,
geralmente exercendo papel de atirador especial.
Nos servidores Steam, é muito comum os
servidores promoverem partidas mais serias
chamados de mix, são partidas de 5X5. Outro
tipo que existe também é o chamado fake, que
também exige a TAG, mas é como um time
falso, criado na hora apenas para jogar aquela
partida.
Pelo Steam, existe os campeonatos mais sérios
online, e portanto onde tem os jogadores mais
experientes,onde treinam praticamente o dia
todo.
A cultura do CS promove a formação de clãs,
grupos de pessoas que se reúnem para jogar.
Abrevia-se por CF ou PCW o confronto de clãs.
Sprays
Sprays são imagens digitais com o qual os
jogadores pintam o cenário, em paredes, no
chão ou em tetos baixos. Existem diversos
desenhos incluídos com o jogo, e também
podem ser importados dodisco rígido. Em
Source os jogadores podem importar qualquer
imagem, já no Counter-Strike 1.6 não existe
método oficial para importar imagens. Deve se
usar um programa especial como o HL Tag
Converter por exemplo.
Os sprays são geralmente usados no início da
rodada, sobre o corpo de um oponente que o
jogador abateu, ou em locais específicos para
distrair os adversários. É comum o uso de
imagenspornográficas, animadas ou até mesmo
chocantes para distração. Existem também vários
sprays com logotipos de diversos locais em que
os players costumam jogar e assim acabam
fazendo uma 'propaganda' do estabelecimento.
Mapas
Existem cinco tipos principais de mapas no
Counter-Strike, além de inúmeras versões
alternativas com regras distintas. Cada variação é
distinta pelo prefixo do nome do mapa, como
indicado abaixo. Um mapa representa um
ambiente virtual no qual as rodadas são
disputadas. Cada um oferece determinadas áreas
específicas para compra de equipamentos,
resgate de reféns, detonação de bomba, entre
outros.
Mapas oficiais
Mapas de reféns (prefixo cs_)
O mapa contém vários reféns mantidos sob a
guarda dos terroristas. Estes últimos, devem
impedir que os contra-terroristas tenham
sucesso no resgate destes reféns. Este tipo de
mapa não é muito bem recebido em
campeonatos, por oferecer uma certa vantagem
para o time dos terroristas. Se, no mínimo,
metade dos reféns forem salvos, os Contra-
Terroristas ganham a rodada, recebendo, no
início do próximo turno, $2400 cada um. Em
algunsservidores, o assassinato dos reféns (-
$2250 cada) pelos terroristas é uma atitude
punida, sendo que geralmente o assassino de
cinco reféns acaba sendo expulso do servidor. O
primeiro contra-terrorista a entrar em contato
com um refém recebe $150, e ao entregá-lo em
um lugar seguro, recebe $1000 por cada um
salvo. Os mapas desse tipo mais conhecidos
são : cs_assault,cs_mansion e "cs_rio".
Mapas de assassinato (prefixo as_)
No início de cada rodada um dos contra-
terroristas é escolhido para ser um VIP, não
podendo comprar nenhuma arma, porém
equipado com um colete especial de força "200" e
umapistola para defesa. Ele deve ser escoltado
por seus companheiros de equipe até um ponto
de entrega (geralmente na base dos terroristas).
O time adversário deve localizar o VIP e eliminá-
lo. A rodada termina imediatamente se isto
ocorrer, dando a vitória aos terroristas. E, caso o
tempo acabe e o VIP não estiver no ponto de
entrega, os terroristas vencem, já que os contra-
terroristas não conseguiram cumprir a missão de
entregar o VIP.
Poucos jogam esses mapas, e por fim foram
extintos do jogo. Motivos para seu repúdio
incluem o fato de que o jogador escolhido para
ser o VIP perde todas as armas e por causa da
grande vantagem dos terroristas: caso eliminem
o VIP, os terroristas ganham. Para que a rodada
não termine rápido, dando a vitória a os
terroristas, os contra-terroristas tem uma certa
desvantagem: é proibido o uso de armas para
franco-atirador.Os mapas mais conhecidos desse
tipo são :as_oilrig e as_tundra.
Mapas de detonação (prefixo de_)
Nestes mapas o objetivo da equipe terrorista é
detonar um artefato explosivo (bomba C4) num
dos pontos de detonação possíveis (geralmente
são dois pontos). A bomba C4 só pode ser
colocada em uma dessas zonas pré-
determinadas, também chamadas de bombs
sendo o b1 e o b2. Se os Terroristas não
conseguirem detoná-la ou se estes mesmos
forem eliminados e a bomba não for plantada os
contra-terroristas ganham a rodada.
Os contra-terroristas ganham se eliminarem toda
a equipe adversária antes da armação da bomba,
se desativarem a bomba (o que pode ser
agilizado com o auxílio de um kit de
desarmamento, o defuser) ou ainda se até o
término da rodada os terroristas não
conseguirem armar a bomba. Os mapas mais
populares desse tipo incluem de_dust,
de_dust2,de_aztec, "de_nuke", "de_inferno" e
"de_train".
Há também mapas csde_, no qual, além de
desarmar a bomba C4, também é preciso
resgatar reféns.
Mapas não-oficiais
Os mapas a seguir foram criados por fãs após a
grande popularização do jogo em todo o mundo.
Mapas de Surf (prefixo surf_)
Modo de jogo baseado num "bug" descoberto
por um jogador. Ele criou o mapa surf_the-gap
utilizando o bug, e desde então, outros mapas
foram criados e o surf tem cada vez mais
jogadores. Hoje o mapa mais popular é o
surf_ski_2, onde o objetivo é eliminar a equipe
adversária. Existem inúmeros outros mapas,
designados para "Freestyle", onde o objetivo é
fazer manobras, ou para "Speedrun", mapas
onde o jogador precisa passar de vários níveis e
chegar no fim do curso o mais rápido o possível.
Mapas de atiradores de elite (prefixo awp_)
Nestes mapas só é permitido a arma awp e
pistolas. Os mais conhecidos desse tipo são :
awp_india e awp_dust.
Mapas de arma única (prefixo aim_)
Nestes mapas todos os jogadores recebem uma
única arma e, assim como os mapas de luta, só
ocorre resultado quando toda a equipe adversária
é eliminada. Geralmente este tipo de mapa é
usado por clãs para treinar a mira de seus
membros com cada uma das armas (como o
nome "aim", que significa "mira" em inglês, já
sugere). Normalmente, cada time só tem acesso
a dois tipos de arma. Por exemplo: o time
terrorista tem acesso ao seurifle principal de
guerrilha, a famosa Avtomatik Kalashnikov,
modelo de fabricação ano1947 (mais conhecida
como AK-47), e também a Artic Warfare
Magnum (comumente chamada de AWP), o time
contra-terrorista por sua vez, tem acesso ao seu
principal rifle, a famosaColt M4A1 Carbine, e
também tem acesso à AWP. Os mapas mais
populares deste tipo são aim_ak_colt, aim_awp,
aim_usp e aim_headshot.
Mapas de facas (prefixo ka_)
Nestes mapas somente o uso da faca é
permitido, entretanto existem locais secretos no
qual os jogadores podem trapacear comprando
outras armas. Dentre os mais famosos, pode-se
destacar ka_colosseum, ka_matrix e ka_radical.
Mapas de granadas (prefixo he_)
São mapas em que só é permitido usar facas e
granadas de forte explosão (chamadas HE
Grenade). Os mais conhecidos desse tipo são :
he_glass e he_tennis.
Mapas de campo de luta (prefixo fy_)
Neste mapas não existe objetivo a não ser apenas
eliminar os inimigos. Dependendo do mapa, os
jogadores tem acesso a todas as armas do jogo,
que já estão espalhadas pelo chão do cenário. A
vitória só ocorre quando todo o time adversário
é eliminado. Os mais populares mapas desse tipo
são fy_pool_day, fy_iceworld e fy_snow.
Mapas de Regaste de Reféns e Detonação (prefixo
csde_)
Mapa extremamente técnicos, quase nunca visto
em servidores, devido a sua falta de aceitação por
muitos jogadores, nesses mapas, o objetivo é
duplo. Existem reféns para serem resgatados e
um local ou mais locais de bomba a serem
detonados, A principio a vitória caso nenhum dos
objetivos seja cumprido é dos contra terroristas,
porem caso os terroristas armem a bomba, os
CTs são obrigados a desarmar ela ou resgatar
todos os reféns antes que ela detone. Contra
terroristas não podem comprar kit de
desarmamento nesse tipo de mapa;
Mapas de Zumbi (prefixo zm_)
Geralmente sao modificacoes de mapas originais
como de_dust2 que se transformaram em
zm_dust2 para os mods de zombie (Biohazard,
Zombie Infection Mod, Zombie Mod, Zombie
Swarm 2.4, Zombie Plague 3.88, Zombie 28
Weeks later), que contem alguns pontos seguros
como caixotes altos onde zumbis nao alcançam.
Geralmente também há acessórios para
humanos escondidos nos mapas, como coletes,
que geralmente auxiliam na proteção contra
enventuais infecções, há também granadas de
destruição, e armas. Os mapas zm_ mais
famosos são zm_alfresco e zm_dust2.
Mapas de DeathRun (prefixo deathrun_)
Mapas em que o terrorista deve matar seus
inimigos derrubando-os com armadilhas
espalhadas pelo mapa.Os contra-terroristas
devem ir até o final do mapa,seja "Bunnando" ou
normalmente.Existem coisas para auxiliar como:
Gravidade,Aumento de velocidade,Bunny hop e
vidas extras.
Outros mapas
Mapas de fuga (prefixo es_)
Este tipo de mapa não foi muito popularizado, já
que aparentemente foi cancelado antes do jogo
ser lançado, entretanto, o objetivo dos times era
quase o mesmo dos mapas de assassinato,
porém os terroristas deviam escapar a um ponto
de fuga, e os contra-terroristas deviam impedí-
los. Se mais da metade do time Terrorista
fugisse, ou todo o time CT fosse eliminado, a
vitória seria dos Terroristas. Caso contrário, a
vitória iria para o time CT.
Mapas de futebol (prefixo sj_)
Aparecido em 2006, ja jogado por muitos, os
mapas de "Futebol" tem como objetivo marcar
golos no adversário, o jogador pode apenas usar
uma faca, podendo matar também com a bola,
existem poderes para ele, que são agi de
agilidade, str de força, vit de vitalidade, disarm de
disarmar o adversário e dex para dextreza.
Mapas de escalada (Kreedz, prefixo oficial kz_)
Consiste em mapas onde o objetivo é escalar até
o final do mapa em menos tempo com apenas
uma faca ou USP. É um estilo de jogo, uma
variação do Counter-Strike original onde você
descobre que se tornou outro jogo, com
desafios, técnicas e estilo de jogo totalmente
diferente. Está cada vez mais famoso e jogado no
mundo e principalmente no Brasil, onde cada vez
mais temos mais jogadores ativos. Os primeiros
mapas foram criados pelo mapper Kreedz em
2004. Em 2005 o site Xtreme-Jumps[1] foi criado,
se tornou o oficial e hoje conta com mais de
60.000 membros. Hoje existem pelo menos 574
mapas oficiais e 510 mapas não-oficiais. O
sistema oficial do jogo consiste em gravar demos
de você zerando em certo tempo e depois
mandar essa mesma demo para sua
comunidade e se for um tempo menor e mais
rápida, você baterá o recorde. A demo será
exposta na comunidade deixando a mostra para
todos assistirem. Existem inúmeros sites, clans e
comunidades de Kreedz hoje. A comunidade
oficial de Kreedz brasileira é o KZ-Brazil[2]
Hoje o Brasil conta com 6 recordes mundiais, no
rank #14 mundial.
Mapas de resgate de zumbis (prefixo cszm_)
Criado em 2008, nele os reféns são zumbis,
geralmente usando os modelos de zumbi do
Half-Life e objetivo é levá-los a um lugar mais
seguro. O prefixo cszm é uma junção dos
prefixos cs_(mapas de reféns) e zm_(mapas de
zumbis).
Outros tipos de mapas
Sempre estão inventando novo estilos de mapas
como glass_(mapas de base de vidro) ou pb_
(paintball) e etc. Mas sempre os oficiais serão de_
(detonação de bomba) e cs_(reféns) e talvez o as_
(assassinato).
Equipamentos
Um dos motivos do sucesso do Counter-Strike é
o seu sistema de compra e seu grande arsenal.
Por motivos legais, o nome de algumas armas
teve que ser modificado no jogo, assim que o
primeiro nome é o real, e o segundo, do 1.6 em
diante. Algumas informações sobre as
especificações das armas estão erradas no jogo.
Os equipamentos do jogo consistem
basicamente de armas de diversos portes e de
utilitários bélicos. As armas estão divididas em
pistolas, escopetas, sub-metralhadoras e rifles e
metralhadoras. Os utilitários consistem de
granadas, coletes de segurança, óculos de visão
noturna e kits difusores (utilizados para desarmar
a bomba). Um jogador pode carregar consigo
uma pistola, um outro tipo de arma de grande
porte e um número limitado de utilitários.
Versões
Counter-Strike: Source
Para alavancar as vendas de Half-Life 2, a Valve
Software usou os seus direitos com a série
Counter-Strike para criar uma versão melhorada,
com a redução de alguns erros clássicos e novos
gráficos. Inicialmente, Counter-Strike: Source foi
disponibilizado emversão beta para LAN houses
que tivessem feito uma pré-encomenda de Half-
Life 2.[9] Quem comprou a versão mono jogador
de Counter-Strike: Condition Zero, também
ganhou o direito de conferir o jogo com
exclusividade na fase beta, assim como alguns
clientes daATi Technologies.
Com o lançamento de Half-Life 2, o jogo ficou
restringido apenas aos compradores de Half-Life
2. No início havia poucos servidores de Counter-
Strike: Source, principalmente servidores
brasileiros. Após a divulgação do jogo principal
com altas notas na imprensa especializada, novos
servidores locais brasileiros surgiram, migrando
uma boa parte dos jogadores da versão anterior.
A tecnologia HDR foi introduzida no Counter-
Strike: Source em 1 de dezembro de 2005, com o
lançamento do primeiro mapa incluindo esta
tecnologia, de_nuke. O mapa cs_militia foi lançado
no dia18 de janeiro de 2006.
Naturalmente, com a evolução do Counter-Strike:
Source, este tornou-se logicamente mais jogado
comparativamente ao Counter-Strike 1.6.
Counter-Strike: Mini-Source
A versão Mini-Source do Counter-Strike utiliza a
engine do Half-Life 1, tornando-se severamente
leve em comparação ao Source do Half Life 2. A
versão original do projeto Mini-source foi ao ar
em 2008 e durou poucos meses, tendo um site
com .com.br como suporte para auxiliar os
jogadores. Há algumas cópias mal-feitas
circulando pela internet, que são apenas skins do
projeto oficial desenvolvido pela antiga eMakers.
Ao contrário destas cópias, o servidor original
nunca esteve disponível para download e as
cópias do Mini-source nunca conseguiram recriar
o código original. Atualmente é impossível
encontrar o Mini-source pela internet, há apenas
versões falsas que não contém os sistemas
originais montados pela eMakers.
Lista de versões
Segue abaixo uma lista de versões do jogo e suas
respectivas datas de lançamento.[10]
Beta 0.6 – 14 de
Abril de 1999
Beta 1.0 – 19 de
junho de 1999
Beta 1.1 – 27 de
junho de 1999
Beta 1.2 – 20 de
julho de 1999
Beta 2.0 – 13 de
agosto de 1999
Beta 2.1 – 17 de
agosto de 1999
Beta 3.0 – 14 de
setembro de 1999
Beta 3.1 – 16 de
setembro de 1999
Beta 4.0 – 5 de
novembro de 1999
Beta 4.1 – 1 de
dezembro de 1999
Beta 5.0 – 23 de
dezembro de 1999
Beta 5.2 – 10 de
janeiro de 2000
Beta 6.0 – 10 de
março de 2000
Beta 6.1 – 24 de
março de 2000
Beta 6.2 – 26 de
março de 2000
Beta 6.5 – 5 de
junho de 2000
Beta 6.6 – 22 de
junho de 2000
Beta 7.0 – 26 de
agosto de 2000
Beta 7.1 – 13 de
setembro de 2000
1.0 – 8 de
novembro de 2000
1.1 – 10 de março
de 2001
1.2 – 12 de julho de
2001
1.3 – 19 de
setembro de 2001
1.4 – 24 de Abril de
2002
1.5 – 12 de junho de
2002
1.6 – 15 de
Setembro de 2002
Condition Zero - 21
de Março de 2003
Source - 11 de
Agosto de 2004
neo - Counter-
Strike Neo é uma
adaptação japonesa
para arcade de
Counter-Strike. É
publicado pela
Namco, e é
executado em um
sistema Linux2006
Online - Existe 5
Versões dele, em
cada país na Ásia,
foi lançado em
2008
Counter-Strike Online
É um remake do Conter-Strike Condition Zero
feito e distribuido pelaNexon Corporation com
licença e supervisão da Valve Corporation. Essa
versão é gratuita e só está disponível oficialmente
em países asiaticos.
Proibição no Brasil
Entre 18 de Janeiro de 2008 e 18 de Junho de
2009, a comercialização de livros, encartes,
revistas ou CD-ROM, contendo o jogo Counter-
Strike foi proibida em território brasileiro por
violência excessiva, conforme decisão da justiça
do país.[11]
O juiz responsável argumenta que Counter-Strike
e o jogoEverQuest "trazem imanentes estímulos
à subversão da ordem social, atentando contra o
estado democrático e de direito e contra a
segurança pública, impondo sua proibição e
retirada do mercado". A empresa responsável
pelo jogo alegou que a fase que o juiz utilizou
como motivo para proibir a venda, cs_rio, foi
produzida por fãs, não estando contida no jogo
original. Porém, o juiz Silva Costa Torta ganhou a
ação e o jogo estava proibido de ser vendido.
Ainda era possível, no entanto, utilizar o
gerenciadorSteam para comprar eletronicamente
qualquer versão do jogo.
Entretanto, decisão de Junho de 2009 liberou a
comercialização do jogo.[12]s atividades em 2008), ESWC,
[2] ESL,[3] WCG[4] e WEG.[5] No caso da ESWC
funciona da seguinte forma: cada país tem as
suas qualificações no qual qualquer clã pode ir a
uma qualificação em umalan house em qualquer
parte do mesmo país, passando depois às
melhores equipes, as melhores equipes de cada
país encontram-se depois no complexo da
ESWC, localizado emParis, para disputar o lugar
da melhor equipe do mundo de Counter-Strike.
Com a chegada da sequência de Half-Life, Half-Life
2, o Counter-Strike ganhou uma versão com
gráficos mais actualizados chamada de Counter-
Strike: Source,[6] também acessível pelo Steam.
Apesar de contar com gráficos mais bem
elaborados e correção de erros, essa versão não
é oficialmente utilizada nas maiores ligas
competitivas principalmente devido a menor
divulgação dessa versão e de inúmeras
inovações consideradas negativas com relação ao
ritmo de jogo, que nessa nova versão é
sensivelmente mais lento do que nas
antecedentes.
Em 2008, o público descobre que está sendo
desenvolvida uma nova versão do jogo,
denominada:Counter Strike Online. Esta, por sua
vez, é um melhoramento de Counter Strike
Condition Zero, apresentando novas armas e
mapas. Porém, está sendo elaborado por outra
empesa: aNexon, e será focada no mercado
asiático, pois apresenta como modos de jogador,
tropas de elite asiáticas.
Bots
O Counter-Strike permite o uso de bots, que são
jogadores controlados pelo computador dotados
deinteligência artificial, capazes inclusive de
trabalhar em equipe e julgar os melhores
equipamentos para determinadas situações do
jogo, e as táticas. É um recurso útil para jogar
sem estar conectado àInternet ou para treinar
habilidades específicas, que são configuráveis em
tais jogadores. Há quatro níveis de robôs: fácil,
médio (normal), difícil e muito difícil
(profissional). Dando para controlar o modo de
jogo desses bots. Pode-se baixar o bot oficial
entrando em sites sobre o jogo,pode nao
funcionar no Steam,ferramenta para jogar o
Counter-Strike original.
No Brasil
Counter-Strike iniciou no Brasil por iniciativa de
dois servidores de jogos, Elogica e Unigames,
inicialmente, o jogo pouco conhecido, um MOD
do Half-Life, atraia poucos entusiastas que
entravam nos servers desses dois provedores e
aguardavam a entrada de outros jogadores, isso
na versão Beta 1 do jogo. Aos poucos o game
começou a atrair jogadores do Quake e outros
jogos. No Beta 5 do mod já era o jogo online
mais jogado no Brasil.
Cultura do jogo
Trapaças (Cheats)
O uso de trapaças no jogo sempre foi
amplamente criticado pelos jogadores. É recurso
quase tão antigo quanto o próprio jogo, e é feito
através de programas especiais ou através da
console do jogo, que modificam configurações
do motor gráfico utilizado,GoldSrc. Algumas
trapaças comuns incluem visão através de
paredes , aumento da velocidade do jogador e
mira automática .
A visão através de parede e outros objetos
permite que um jogador veja outro escondido ou
em outro ambiente. Isto garante a ele vantagem
ao saber a localização do inimigo, permitindo que
mire antecipadamente. Isto é feito alterando o
motor gráfico do jogo para que os objetos
sólidos sejam mostrados de forma semi-
transparente.
A mira automática permite que um jogador mire
automaticamente no seu oponente quando
presente, geralmente em sua cabeça, o que
aumenta as chances de eliminá-lo. Os programas
mais modernos para essa trapaça lêem dados
temporários naRAM que armazenam
informações sobre a posição dos jogadores. Se o
programa identifica que o oponente está na tela
do jogador em uma distância razoável, ele
automaticamente altera a posição do jogador
para mirar no local desejado. Algumas variações
dessa trapaça também atiram automaticamente.
Como o tempo de reação de um computador é
muito menor que de um humano, o uso dessa
trapaça torna o jogador quase invencível. Seu
uso é facilmente reconhecível por outros
jogadores já que o utilizador sempre irá acertar a
cabeça dos oponentes, mesmo que não
desejem. Outra variante dessa trapaça
simplesmente atira automaticamente quando o
inimigo está na mira do jogador.
As trapaças mais actuais contêm protecções de
antikick, ou seja, impossibilita a desconexão do
servidor do jogador através de votos dos
jogadores da mesma equipe. Permitem também
alteração dos céus dos mapas(cenários de jogo),
extra-sangue (cada bala que se acerte no
oponente, num ponto fraco, sai o dobro do
sangue), enfim de certos gráficos do jogo.
Há também a implantação de novos radares com
as trapaças, onde aparecem os elementos de
todas as equipes, terrorista e contra-terrorista,
distinguido através de cores (vermelho: Terrorista
e Azul: Contra-Terrorista).
Outros tipos de trapaça incluem o famoso "telar"
no qual o jogador olha outro computador ao lado
do que ele está jogando, sabendo posição dos
inimigos, bastante comum em lan houses.[1]
Usos de programas VoIP para avisar algum
companheiro vivo, ou até mesmo utilização do
próprio sistema de friends que a steam
proporciona. Alguns servidores utilizam a
possibilidade do espectador poder ver todo o
jogo depois de morto, o que possibilita esse tipo
de trapaça. normalmente esse tipo de atitude
pode ser confundida com visão através das
paredes , alguns servidores punem esse tipo de
atitude com ban permanente.
Para tornar o jogo mais justo, a Valve lançou o
programa VAC (Valve Anti-Cheat),[7] que desde
sua segunda versão já está habilitado na maioria
dosservidores. Quando os jogadores trapaceiam
em servidores dotados de VAC 2 correm o risco
de serem banidos permanentemente de todos os
servidores que utilizam a tecnologia, seja no
Counter-Strike ou não. A primeira versão do VAC
bane o utilizador por um ano, sendo que até
setembro de 2003 o tempo de banimento era de
cinco anos. O atual sistema de detecção
chamada-se VAC 2, e bane os infratores
permanentemente.
Há um sistema paralelo ao VAC 2, o SteamBans,
[8] que já reúne algumas comunidades de
Counter-Strike e servidores privados. Não tem a
mesma quantidade de utilizadores que a da
própria Valve, mas está a crescer a olhos vistos.
Este sistema consiste na exclusão pelo método da
Steam_ID (identificação alfanuméricaúnica em
cada conta), ou seja, ao conectar a um servidor
com este tipo de protecção, o jogador entra e a
sua Steam_ID é automaticamente comparada
com abase de dados de utilizadores banidos, e
se houver um resultado positivo, decorre a
desconexão do jogador do servidor protegido
pelo sistema.
Linguagem
A cultura dos jogadores de CS fomentou várias
gírias e termos próprios para situações do jogo.
Entre os acrônimos e abreviações mais famosos
incluem-se os dois times distintos do jogo: TR,
abreviação para terrorista, e CT, abreviação para
contra-terrorista. Outras abreviações referem-se
a situações comuns do jogo. Por exemplo, as
disputas individuais entre dois jogadores
chamam-se X1. Já TK é o Team Killer, jogador
que mata outro do mesmo time. HS é o
acrônimo para Head Shot, tiro na cabeça. Além
de TK, outra gíria negativa a um jogador é
"travar", que significa bloquear a passagem de
um jogador do mesmo time, outras gírias de
outros jogos também foi incorporada no
Counter-Strike, como "Noob" derivado de Newbie
do inglês novato, no jogo tem a inteção de
chamar o player de lento ou lerdo Em mapas
com prefixo "de_" a missão dos terroristas é
armar e detonar uma bomba, enquanto os
contra-terroristas devem evitar que isso ocorra.
Armar a bomba é frequentemente chamado
plantar a bomba, e deve ser feito em um de dois
locais específicos do mapa do jogo, chamados B1
e B2. Após armada, a bomba entra em contagem
regressiva para a explosão. Há também o
neologismo "defusar" (do inglêsdefuse), que
significa desarmar a bomba já armada.
Outros neologismos do jogo incluem "noob",
jogador que irrita os demais participantes com
ofensas, cometendo fogo amigo propositalmente
e outras coisas, há também o "newbie", jogador
novato e inexperiente; "rushar" (derush), seguir
com vigor para o objetivo da fase, como plantar
a bomba ou salvar os reféns; "single", quando
um jogador mata o adversário com somente um
tiro; "ammo" (abreviação deammunition),
munição; "sniper" (do inglês), jogador que exerce
a função de atirador especial; "xiter" (de cheater),
é quem usa algum tipo de trapaça (explicadas
acima); "kickar" (dekick), expulsar um jogador do
servidor; "camper", jogador que fica escondido,
para matar sem que se perceba sua presença,
geralmente exercendo papel de atirador especial.
Nos servidores Steam, é muito comum os
servidores promoverem partidas mais serias
chamados de mix, são partidas de 5X5. Outro
tipo que existe também é o chamado fake, que
também exige a TAG, mas é como um time
falso, criado na hora apenas para jogar aquela
partida.
Pelo Steam, existe os campeonatos mais sérios
online, e portanto onde tem os jogadores mais
experientes,onde treinam praticamente o dia
todo.
A cultura do CS promove a formação de clãs,
grupos de pessoas que se reúnem para jogar.
Abrevia-se por CF ou PCW o confronto de clãs.
Sprays
Sprays são imagens digitais com o qual os
jogadores pintam o cenário, em paredes, no
chão ou em tetos baixos. Existem diversos
desenhos incluídos com o jogo, e também
podem ser importados dodisco rígido. Em
Source os jogadores podem importar qualquer
imagem, já no Counter-Strike 1.6 não existe
método oficial para importar imagens. Deve se
usar um programa especial como o HL Tag
Converter por exemplo.
Os sprays são geralmente usados no início da
rodada, sobre o corpo de um oponente que o
jogador abateu, ou em locais específicos para
distrair os adversários. É comum o uso de
imagenspornográficas, animadas ou até mesmo
chocantes para distração. Existem também vários
sprays com logotipos de diversos locais em que
os players costumam jogar e assim acabam
fazendo uma 'propaganda' do estabelecimento.
Mapas
Existem cinco tipos principais de mapas no
Counter-Strike, além de inúmeras versões
alternativas com regras distintas. Cada variação é
distinta pelo prefixo do nome do mapa, como
indicado abaixo. Um mapa representa um
ambiente virtual no qual as rodadas são
disputadas. Cada um oferece determinadas áreas
específicas para compra de equipamentos,
resgate de reféns, detonação de bomba, entre
outros.
Mapas oficiais
Mapas de reféns (prefixo cs_)
O mapa contém vários reféns mantidos sob a
guarda dos terroristas. Estes últimos, devem
impedir que os contra-terroristas tenham
sucesso no resgate destes reféns. Este tipo de
mapa não é muito bem recebido em
campeonatos, por oferecer uma certa vantagem
para o time dos terroristas. Se, no mínimo,
metade dos reféns forem salvos, os Contra-
Terroristas ganham a rodada, recebendo, no
início do próximo turno, $2400 cada um. Em
algunsservidores, o assassinato dos reféns (-
$2250 cada) pelos terroristas é uma atitude
punida, sendo que geralmente o assassino de
cinco reféns acaba sendo expulso do servidor. O
primeiro contra-terrorista a entrar em contato
com um refém recebe $150, e ao entregá-lo em
um lugar seguro, recebe $1000 por cada um
salvo. Os mapas desse tipo mais conhecidos
são : cs_assault,cs_mansion e "cs_rio".
Mapas de assassinato (prefixo as_)
No início de cada rodada um dos contra-
terroristas é escolhido para ser um VIP, não
podendo comprar nenhuma arma, porém
equipado com um colete especial de força "200" e
umapistola para defesa. Ele deve ser escoltado
por seus companheiros de equipe até um ponto
de entrega (geralmente na base dos terroristas).
O time adversário deve localizar o VIP e eliminá-
lo. A rodada termina imediatamente se isto
ocorrer, dando a vitória aos terroristas. E, caso o
tempo acabe e o VIP não estiver no ponto de
entrega, os terroristas vencem, já que os contra-
terroristas não conseguiram cumprir a missão de
entregar o VIP.
Poucos jogam esses mapas, e por fim foram
extintos do jogo. Motivos para seu repúdio
incluem o fato de que o jogador escolhido para
ser o VIP perde todas as armas e por causa da
grande vantagem dos terroristas: caso eliminem
o VIP, os terroristas ganham. Para que a rodada
não termine rápido, dando a vitória a os
terroristas, os contra-terroristas tem uma certa
desvantagem: é proibido o uso de armas para
franco-atirador.Os mapas mais conhecidos desse
tipo são :as_oilrig e as_tundra.
Mapas de detonação (prefixo de_)
Nestes mapas o objetivo da equipe terrorista é
detonar um artefato explosivo (bomba C4) num
dos pontos de detonação possíveis (geralmente
são dois pontos). A bomba C4 só pode ser
colocada em uma dessas zonas pré-
determinadas, também chamadas de bombs
sendo o b1 e o b2. Se os Terroristas não
conseguirem detoná-la ou se estes mesmos
forem eliminados e a bomba não for plantada os
contra-terroristas ganham a rodada.
Os contra-terroristas ganham se eliminarem toda
a equipe adversária antes da armação da bomba,
se desativarem a bomba (o que pode ser
agilizado com o auxílio de um kit de
desarmamento, o defuser) ou ainda se até o
término da rodada os terroristas não
conseguirem armar a bomba. Os mapas mais
populares desse tipo incluem de_dust,
de_dust2,de_aztec, "de_nuke", "de_inferno" e
"de_train".
Há também mapas csde_, no qual, além de
desarmar a bomba C4, também é preciso
resgatar reféns.
Mapas não-oficiais
Os mapas a seguir foram criados por fãs após a
grande popularização do jogo em todo o mundo.
Mapas de Surf (prefixo surf_)
Modo de jogo baseado num "bug" descoberto
por um jogador. Ele criou o mapa surf_the-gap
utilizando o bug, e desde então, outros mapas
foram criados e o surf tem cada vez mais
jogadores. Hoje o mapa mais popular é o
surf_ski_2, onde o objetivo é eliminar a equipe
adversária. Existem inúmeros outros mapas,
designados para "Freestyle", onde o objetivo é
fazer manobras, ou para "Speedrun", mapas
onde o jogador precisa passar de vários níveis e
chegar no fim do curso o mais rápido o possível.
Mapas de atiradores de elite (prefixo awp_)
Nestes mapas só é permitido a arma awp e
pistolas. Os mais conhecidos desse tipo são :
awp_india e awp_dust.
Mapas de arma única (prefixo aim_)
Nestes mapas todos os jogadores recebem uma
única arma e, assim como os mapas de luta, só
ocorre resultado quando toda a equipe adversária
é eliminada. Geralmente este tipo de mapa é
usado por clãs para treinar a mira de seus
membros com cada uma das armas (como o
nome "aim", que significa "mira" em inglês, já
sugere). Normalmente, cada time só tem acesso
a dois tipos de arma. Por exemplo: o time
terrorista tem acesso ao seurifle principal de
guerrilha, a famosa Avtomatik Kalashnikov,
modelo de fabricação ano1947 (mais conhecida
como AK-47), e também a Artic Warfare
Magnum (comumente chamada de AWP), o time
contra-terrorista por sua vez, tem acesso ao seu
principal rifle, a famosaColt M4A1 Carbine, e
também tem acesso à AWP. Os mapas mais
populares deste tipo são aim_ak_colt, aim_awp,
aim_usp e aim_headshot.
Mapas de facas (prefixo ka_)
Nestes mapas somente o uso da faca é
permitido, entretanto existem locais secretos no
qual os jogadores podem trapacear comprando
outras armas. Dentre os mais famosos, pode-se
destacar ka_colosseum, ka_matrix e ka_radical.
Mapas de granadas (prefixo he_)
São mapas em que só é permitido usar facas e
granadas de forte explosão (chamadas HE
Grenade). Os mais conhecidos desse tipo são :
he_glass e he_tennis.
Mapas de campo de luta (prefixo fy_)
Neste mapas não existe objetivo a não ser apenas
eliminar os inimigos. Dependendo do mapa, os
jogadores tem acesso a todas as armas do jogo,
que já estão espalhadas pelo chão do cenário. A
vitória só ocorre quando todo o time adversário
é eliminado. Os mais populares mapas desse tipo
são fy_pool_day, fy_iceworld e fy_snow.
Mapas de Regaste de Reféns e Detonação (prefixo
csde_)
Mapa extremamente técnicos, quase nunca visto
em servidores, devido a sua falta de aceitação por
muitos jogadores, nesses mapas, o objetivo é
duplo. Existem reféns para serem resgatados e
um local ou mais locais de bomba a serem
detonados, A principio a vitória caso nenhum dos
objetivos seja cumprido é dos contra terroristas,
porem caso os terroristas armem a bomba, os
CTs são obrigados a desarmar ela ou resgatar
todos os reféns antes que ela detone. Contra
terroristas não podem comprar kit de
desarmamento nesse tipo de mapa;
Mapas de Zumbi (prefixo zm_)
Geralmente sao modificacoes de mapas originais
como de_dust2 que se transformaram em
zm_dust2 para os mods de zombie (Biohazard,
Zombie Infection Mod, Zombie Mod, Zombie
Swarm 2.4, Zombie Plague 3.88, Zombie 28
Weeks later), que contem alguns pontos seguros
como caixotes altos onde zumbis nao alcançam.
Geralmente também há acessórios para
humanos escondidos nos mapas, como coletes,
que geralmente auxiliam na proteção contra
enventuais infecções, há também granadas de
destruição, e armas. Os mapas zm_ mais
famosos são zm_alfresco e zm_dust2.
Mapas de DeathRun (prefixo deathrun_)
Mapas em que o terrorista deve matar seus
inimigos derrubando-os com armadilhas
espalhadas pelo mapa.Os contra-terroristas
devem ir até o final do mapa,seja "Bunnando" ou
normalmente.Existem coisas para auxiliar como:
Gravidade,Aumento de velocidade,Bunny hop e
vidas extras.
Outros mapas
Mapas de fuga (prefixo es_)
Este tipo de mapa não foi muito popularizado, já
que aparentemente foi cancelado antes do jogo
ser lançado, entretanto, o objetivo dos times era
quase o mesmo dos mapas de assassinato,
porém os terroristas deviam escapar a um ponto
de fuga, e os contra-terroristas deviam impedí-
los. Se mais da metade do time Terrorista
fugisse, ou todo o time CT fosse eliminado, a
vitória seria dos Terroristas. Caso contrário, a
vitória iria para o time CT.
Mapas de futebol (prefixo sj_)
Aparecido em 2006, ja jogado por muitos, os
mapas de "Futebol" tem como objetivo marcar
golos no adversário, o jogador pode apenas usar
uma faca, podendo matar também com a bola,
existem poderes para ele, que são agi de
agilidade, str de força, vit de vitalidade, disarm de
disarmar o adversário e dex para dextreza.
Mapas de escalada (Kreedz, prefixo oficial kz_)
Consiste em mapas onde o objetivo é escalar até
o final do mapa em menos tempo com apenas
uma faca ou USP. É um estilo de jogo, uma
variação do Counter-Strike original onde você
descobre que se tornou outro jogo, com
desafios, técnicas e estilo de jogo totalmente
diferente. Está cada vez mais famoso e jogado no
mundo e principalmente no Brasil, onde cada vez
mais temos mais jogadores ativos. Os primeiros
mapas foram criados pelo mapper Kreedz em
2004. Em 2005 o site Xtreme-Jumps[1] foi criado,
se tornou o oficial e hoje conta com mais de
60.000 membros. Hoje existem pelo menos 574
mapas oficiais e 510 mapas não-oficiais. O
sistema oficial do jogo consiste em gravar demos
de você zerando em certo tempo e depois
mandar essa mesma demo para sua
comunidade e se for um tempo menor e mais
rápida, você baterá o recorde. A demo será
exposta na comunidade deixando a mostra para
todos assistirem. Existem inúmeros sites, clans e
comunidades de Kreedz hoje. A comunidade
oficial de Kreedz brasileira é o KZ-Brazil[2]
Hoje o Brasil conta com 6 recordes mundiais, no
rank #14 mundial.
Mapas de resgate de zumbis (prefixo cszm_)
Criado em 2008, nele os reféns são zumbis,
geralmente usando os modelos de zumbi do
Half-Life e objetivo é levá-los a um lugar mais
seguro. O prefixo cszm é uma junção dos
prefixos cs_(mapas de reféns) e zm_(mapas de
zumbis).
Outros tipos de mapas
Sempre estão inventando novo estilos de mapas
como glass_(mapas de base de vidro) ou pb_
(paintball) e etc. Mas sempre os oficiais serão de_
(detonação de bomba) e cs_(reféns) e talvez o as_
(assassinato).
Equipamentos
Um dos motivos do sucesso do Counter-Strike é
o seu sistema de compra e seu grande arsenal.
Por motivos legais, o nome de algumas armas
teve que ser modificado no jogo, assim que o
primeiro nome é o real, e o segundo, do 1.6 em
diante. Algumas informações sobre as
especificações das armas estão erradas no jogo.
Os equipamentos do jogo consistem
basicamente de armas de diversos portes e de
utilitários bélicos. As armas estão divididas em
pistolas, escopetas, sub-metralhadoras e rifles e
metralhadoras. Os utilitários consistem de
granadas, coletes de segurança, óculos de visão
noturna e kits difusores (utilizados para desarmar
a bomba). Um jogador pode carregar consigo
uma pistola, um outro tipo de arma de grande
porte e um número limitado de utilitários.
Versões
Counter-Strike: Source
Para alavancar as vendas de Half-Life 2, a Valve
Software usou os seus direitos com a série
Counter-Strike para criar uma versão melhorada,
com a redução de alguns erros clássicos e novos
gráficos. Inicialmente, Counter-Strike: Source foi
disponibilizado emversão beta para LAN houses
que tivessem feito uma pré-encomenda de Half-
Life 2.[9] Quem comprou a versão mono jogador
de Counter-Strike: Condition Zero, também
ganhou o direito de conferir o jogo com
exclusividade na fase beta, assim como alguns
clientes daATi Technologies.
Com o lançamento de Half-Life 2, o jogo ficou
restringido apenas aos compradores de Half-Life
2. No início havia poucos servidores de Counter-
Strike: Source, principalmente servidores
brasileiros. Após a divulgação do jogo principal
com altas notas na imprensa especializada, novos
servidores locais brasileiros surgiram, migrando
uma boa parte dos jogadores da versão anterior.
A tecnologia HDR foi introduzida no Counter-
Strike: Source em 1 de dezembro de 2005, com o
lançamento do primeiro mapa incluindo esta
tecnologia, de_nuke. O mapa cs_militia foi lançado
no dia18 de janeiro de 2006.
Naturalmente, com a evolução do Counter-Strike:
Source, este tornou-se logicamente mais jogado
comparativamente ao Counter-Strike 1.6.
Counter-Strike: Mini-Source
A versão Mini-Source do Counter-Strike utiliza a
engine do Half-Life 1, tornando-se severamente
leve em comparação ao Source do Half Life 2. A
versão original do projeto Mini-source foi ao ar
em 2008 e durou poucos meses, tendo um site
com .com.br como suporte para auxiliar os
jogadores. Há algumas cópias mal-feitas
circulando pela internet, que são apenas skins do
projeto oficial desenvolvido pela antiga eMakers.
Ao contrário destas cópias, o servidor original
nunca esteve disponível para download e as
cópias do Mini-source nunca conseguiram recriar
o código original. Atualmente é impossível
encontrar o Mini-source pela internet, há apenas
versões falsas que não contém os sistemas
originais montados pela eMakers.
Lista de versões
Segue abaixo uma lista de versões do jogo e suas
respectivas datas de lançamento.[10]
Beta 0.6 – 14 de
Abril de 1999
Beta 1.0 – 19 de
junho de 1999
Beta 1.1 – 27 de
junho de 1999
Beta 1.2 – 20 de
julho de 1999
Beta 2.0 – 13 de
agosto de 1999
Beta 2.1 – 17 de
agosto de 1999
Beta 3.0 – 14 de
setembro de 1999
Beta 3.1 – 16 de
setembro de 1999
Beta 4.0 – 5 de
novembro de 1999
Beta 4.1 – 1 de
dezembro de 1999
Beta 5.0 – 23 de
dezembro de 1999
Beta 5.2 – 10 de
janeiro de 2000
Beta 6.0 – 10 de
março de 2000
Beta 6.1 – 24 de
março de 2000
Beta 6.2 – 26 de
março de 2000
Beta 6.5 – 5 de
junho de 2000
Beta 6.6 – 22 de
junho de 2000
Beta 7.0 – 26 de
agosto de 2000
Beta 7.1 – 13 de
setembro de 2000
1.0 – 8 de
novembro de 2000
1.1 – 10 de março
de 2001
1.2 – 12 de julho de
2001
1.3 – 19 de
setembro de 2001
1.4 – 24 de Abril de
2002
1.5 – 12 de junho de
2002
1.6 – 15 de
Setembro de 2002
Condition Zero - 21
de Março de 2003
Source - 11 de
Agosto de 2004
neo - Counter-
Strike Neo é uma
adaptação japonesa
para arcade de
Counter-Strike. É
publicado pela
Namco, e é
executado em um
sistema Linux2006
Online - Existe 5
Versões dele, em
cada país na Ásia,
foi lançado em
2008
Counter-Strike Online
É um remake do Conter-Strike Condition Zero
feito e distribuido pelaNexon Corporation com
licença e supervisão da Valve Corporation. Essa
versão é gratuita e só está disponível oficialmente
em países asiaticos.
Proibição no Brasil
Entre 18 de Janeiro de 2008 e 18 de Junho de
2009, a comercialização de livros, encartes,
revistas ou CD-ROM, contendo o jogo Counter-
Strike foi proibida em território brasileiro por
violência excessiva, conforme decisão da justiça
do país.[11]
O juiz responsável argumenta que Counter-Strike
e o jogoEverQuest "trazem imanentes estímulos
à subversão da ordem social, atentando contra o
estado democrático e de direito e contra a
segurança pública, impondo sua proibição e
retirada do mercado". A empresa responsável
pelo jogo alegou que a fase que o juiz utilizou
como motivo para proibir a venda, cs_rio, foi
produzida por fãs, não estando contida no jogo
original. Porém, o juiz Silva Costa Torta ganhou a
ação e o jogo estava proibido de ser vendido.
Ainda era possível, no entanto, utilizar o
gerenciadorSteam para comprar eletronicamente
qualquer versão do jogo.
Entretanto, decisão de Junho de 2009 liberou a
comercialização do jogo.[12]

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